Acupunturista.net

Casos e Tratamentos

 

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA GRIPE

O inverno traz aos consultórios um grande número de pacientes portadores de resfriado comum, que, para a Medicina Tradicional Chinesa, corresponde a uma inversão do vento externo, sendo vento-frio e vento-calor os tipos mais frequentes.

No vento-frio, o paciente pode apresentar aversão ao frio, normalmente sem febre alta ou baixa, tremores, dores pelo corpo, tosse moderada, coriza de aspecto branco, rigidez do pescoço, cefaleia. A língua não apresenta particularidades no início do quadro e o pulso é flutuante e atado. O tratamento com acupuntura expele o vento, dispersa o frio, restabelecendo a função de dispersão e descida do Qi do pulmão.

Na inversão vento-calor é encontrada outra condição frequente, cujos sintomas são aversão ao frio, transpiração, febre, coriza de aspecto amarelado, dores no corpo, tremores, tosse, dor na garganta, inflamação das amídalas, urina levemente escurecida, sede moderada. A língua se apresenta ligeiramente avermelhada nas laterais e na ponta, e o pulso rápido e flutuante.
Como tratamento, propõe-se expelir o Vento-Calor e restabelecer a dispersão e a descida do Qi do pulmão. Os pontos sugeridos são o IG4, IG11, TAS5, B12, B13, P11, VB20, VG14 e VG16.

Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar