Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA


 

A Acupuntura é um método para estimular o organismo a melhorar sua função natural de reação contra as doenças.  Ela consiste na inserção de agulhas especiais de ouro, prata ou aço inoxidável (tão finas como um fio de cabelo) em pontos específicos e em diferentes profundidades da pele. Essas agulhas têm a capacidade de alterar condições fisiológicas e bioquímicas e, assim, tratar uma ampla variedade de doenças.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o homem é considerado um sistema energético no qual corpo e mente são unificados, cada um influenciando e equilibrando o outro.  Diferente da Medicina Ocidental que procura isolar e separar a doença da pessoa doente, a Medicina Chinesa enfatiza uma abordagem holística, em que o homem deve ser tratado como um todo.

Em primeiro lugar, é necessário consultar um profissional especializado em Medicina Tradicional Chinesa que irá fazer o diagnóstico energético e uma análise aprofundada do seu caso.  O diagnóstico pode incluir uma avaliação da pulsação, a observação de aspectos da língua, além da cor e aparência da pele. Em seguida, o acupunturista irá escolher os pontos mais adequados do seu corpo para o tratamento, os chamados “Pontos de Acupuntura”.

Qi- Um dos fundamentos básicos da Medicina Oriental é o Qi, que nada mais é do que a energia que flui por nosso corpo através de canais (denominados meridianos) que ligam os principais órgãos. Segundo a Medicina Chinesa, uma doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos perde o equilíbrio ou é bloqueado.


Em Breve Continuação...

 




Compartilhe:

Mais Princípios da Acupuntura


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional

Publicidade

Acupunturista em Destaque

SINVAL ANDRADE DOS SANTOS

Escola em Destaque

SINVAL ANDRADE DOS SANTOS

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Gostaria de saber se a acupuntura ou a eletroacupuntura podem tratar problemas de suor excessivo. Problemas de tireoide, já operada, mas como efeito colateral a transpiração muito forte. Maria

» RESPOSTA:

O tratamento da transpiração excessiva, ou hiperidrose, através da acupuntura apresenta excelentes resultados: dentro de uma visão da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), procuramos eliminar a doença, e não apenas aliviar ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros