Acupunturista.net

 

O QUE É DIETOTERAPIA CHINESA?


Dietoterapia Chinesa (Chinês Simplificado: 食疗, Chinês Tradicional: 食療; pinyin: Shí Liáo) ou Terapia Alimentar Chinesa é uma prática de prevenção e tratamento de doenças através do uso de alimentos naturais. A partir dos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa, a dietoterapia emprega os elementos Yin Yang na alimentação e no preparo dos alimentos, ou seja, considera sempre a energia de cada alimento.

Diferente da farmacologia Chinesa, a Dietoterapia tem uma ação mais lenta e fraca, permitindo a ingestão prolongada de determinados alimentos. É por isso que normalmente ela é indicada no tratamento de doenças crônicas, incluindo a prevenção e manutenção da saúde.

Apesar disso, ela também pode ser aplicada em casos agudos com excelentes resultados, mas deve ser acompanhada de perto por um especialista, pois exige critério no preparo e administração específica para cada caso. Isso quer dizer que é necessário um diagnóstico minucioso dos desequilíbrios energéticos presentes no paciente, conjuntamente com uma detalhada relação dos alimentos que ele costuma ingerir.

Os princípios Yin e Yang

Segundo a dietoterapia, todos os alimentos possuem valor energético e devem ser consumidos de acordo com a deficiência energética do paciente. Os alimentos classificados como Yang aumentam o calor do corpo, ou seja, aceleram o metabolismo, enquanto os alimentos Yin diminuem o calor do corpo, promovendo sua desaceleração.

Isso explica porque, em geral, os alimentos Yang são altamente energéticos, especialmente ricos em energia proveniente das gorduras, enquanto os alimentos Yin costumam ter uma porcentagem maior de água.

Equilíbrio é tudo

Segundo a filosofia oriental, é necessário que a pessoa faça uso dos dois tipos de alimentos para manter o corpo em equilíbrio. Isso quer dizer que uma pessoa que come em demasia alimentos Yang está mais propensa a sofrer de acne e mau-hálito, enquanto uma pessoa com falta de alimentação Yang pode ter sérios problemas de letargia ou anemia.

Para verificar que tipo de dieta cada pessoa deve seguir, o especialista deverá avaliar o estado de saúde do paciente, a natureza dos alimentos adequados para sua recuperação e o clima ou estação do ano, adaptando a alimentação. O ideal é preparar o paciente para lidar bem com as mutações do dia a dia, prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida, promovendo saúde e bem estar.

Critérios da Dietoterapia Chinesa:

1. Faça uma classificação dos alimentos ingeridos diariamente pesando seu valor energético (Qi) e seu sabor;

2. Aumente o que está deficiente em sua alimentação e reduza o que está em excesso;

3. Alimentos quentes e mornos devem ser consumidos para combater doenças frias e alimentos frios e frescos para doenças quentes;

4. A mastigação adequada é importante para que os órgãos possam absorver os sabores dos alimentos;

5. Evite comidas muito frias para não agredir o Baço e Estômago. Misture alimentos quentes e frios numa mesma refeição, exceto quando se tratar de um tratamento para algum mal específico;

6. Em casos de obstruções intestinais ou abusos de determinados alimentos, separe um dia da semana para fazer uma desintoxicação à base de vegetais e frutas;

7. Beba líquidos de hora em hora;

8. Se precisar beber líquidos durante as refeições, prefira água sem gelo e beba vagarosamente para não prejudicar a digestão do amido;

9. É importante que haja um predomínio de alimentos mornos, frescos e neutros dependendo das estações do ano.

Em dias muito quentes deve-se evitar alimentos frios ou gelados ingeridos sozinhos. O ideal é acompanhá-los de um alimento morno. Já em dias muito frios é preciso evitar alimentos quentes ou condimentados ingeridos isoladamente.




Compartilhe:

Mais Terapia Alimentar


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional

Eventos e Cursos no Brasil

Acupunturista em Destaque

SINVAL ANDRADE DOS SANTOS

Escola em Destaque

CREAT - CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TERAPIAS

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Gostaria de saber se a acupuntura ou a eletroacupuntura podem tratar problemas de suor excessivo. Problemas de tireoide, já operada, mas como efeito colateral a transpiração muito forte. Maria

» RESPOSTA:

O tratamento da transpiração excessiva, ou hiperidrose, através da acupuntura apresenta excelentes resultados: dentro de uma visão da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), procuramos eliminar a doença, e não apenas aliviar ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros