Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA AJUDA A RECUPERAR OS MAUS TRATOS DA PELE CAUSADOS NO VERÃO


Com a chegada do verão, sol e calor tornam-se presenças constantes e podem acarretar danos à sua pele. Em um país tropical como o Brasil, são vários os problemas dermatológicos que podem surgir em decorrência desses fatores e os cuidados para manter a saúde devem ser redobrados.

A acne, por exemplo, pode se acentuar nas épocas mais quentes do ano, principalmente devido ao uso de protetores solares oleosos e pelo suor excessivo, que frequentemente causam entupimento das glândulas sebáceas. É por isso que depois de uma temporada na praia é comum que surjam os temidos cravos e espinhas.

Mas nada disso é motivo para pânico. Afinal, hoje em dia você pode contar com técnicas de Acupuntura e Eletroacupuntura para manter sua pele sempre saudável, bonita e livre da acne. A Acupuntura, além de tratar cravos e espinhas, ajuda a manter corpo e mente em equilíbrio, promovendo a melhora do organismo como um todo. Isso porque a Medicina Chinesa trata a causa do problema e não somente o sintoma, que segundo essa técnica milenar é consequência de desequilíbrio interno.

Para o tratamento da acne, corpo e mente são avaliados e tratados, melhorando o organismo do indivíduo como um todo e apresentando a vantagem de ser uma terapia que pode complementar um tratamento dermatológico convencional. Segundo os especialistas, em poucas aplicações já é possível notar uma pele mais jovem, viçosa e revitalizada. Nos casos em que os medicamentos convencionais sejam indispensáveis, a Acupuntura pode ajudar a amenizar os efeitos colaterais, melhorando a resposta do organismo à medicação.

O tratamento depende diretamente do tamanho do desequilíbrio energético de cada pessoa e auxilia a desintoxicar o organismo, reabilitando as energias e tornando-se eficaz tanto para tratar quanto para prevenir doenças. E mais: a Acupuntura pode ser uma aliada no tratamento coadjuvante de manchas causadas pelo sol. Consulte seu especialista e verifique os benefícios que a sabedoria oriental pode proporcional para a saúde e beleza da sua pele.

Envelhecimento facial

Além de tratar a acne, a acupuntura estética também é eficiente no combate ao envelhecimento facial e em casos de vitiligo e dermatite. O método é semelhante ao usado no tratamento convencional de Acupuntura, porém as agulhas são menores e são aplicadas pelo acupunturista em áreas específicas do rosto, dependendo do tipo e tamanho da lesão. O procedimento é indolor e a vitalidade da pele por ser sentida em poucas aplicações, promovendo rejuvenescimento e luminosidade.

Segundo os especialistas, isso acontece porque a técnica melhora a oxigenação do tecido facial, promovendo a hidratação do rosto, reduzindo potencialmente as rugas e linhas de expressão e diminuindo a oleosidade. O resultado é uma aparência mais jovem e sem efeitos colaterais.

O verão e a Medicina Tradicional Chinesa

Segundo os princípios da Medicina Tradicional Chinesa, o verão é regido pelo elemento fogo, responsável pelo crescimento, alegria e consciência espiritual. O calor típico desse elemento é predominante durante a temporada dessa estação, o que pode gerar transtornos para sua saúde traduzidos em sintomas como sudorese, boca e garganta ressecada, constipação e palpitações cardíacas.

Para a Medicina Chinesa o primeiro passo é o fortalecimento do sistema imunológico que é essencial em qualquer época do ano, uma vez que nutre a energia essencial Qi, prevenindo doenças e mantendo a saúde do corpo.

O Elemento Fogo


O elemento Fogo está associado ao coração, pericárdio, intestino delgado e relacionados com a língua. Ele está ligado à estabilidade da mente, ao entusiasmo e calor nas relações humanas. O coração é o centro do sistema de chakras, responsável pela integração entre mente e corpo, masculino e feminino, personalidade e ego, sombra e unidade.

É por isso que qualquer desequilíbrio desse órgão pode causar depressão (falta de alegria) ou até mesmo seu contrário, ou seja, um excesso de sentimentos intensos que podem levar ao descontrole. O fogo é símbolo de intensidade e atividade e, quando desequilibrados, podem acarretar agitação, esgotamento nervoso, azia e insônia.

Além do calor, a umidade tão característica do verão também pode acarretar problemas à saúde quando apresentadas em excesso. Locais muito úmidos ou exposição prolongada à chuva estão relacionadas à doenças que podem causar dores abdominais, vômitos, espasmos intestinais, diarréia, letargia, dor nas articulações e tendem a obstruir o fluxo de energia ao longo do corpo. Manter uma dieta saudável e nutritiva, cuidar da qualidade do sono e praticar exercícios moderadamente são fundamentais para manter a saúde de seu corpo.

Dicas para aproveitar o máximo do verão

Um dos grandes vilões do verão é a desidratação, que pode acabar com sua energia, provocando indisposição. Crianças, idosos e obesos são os mais afetados pela exposição prolongada ao calor e, nesses casos, a desidratação pode ser perigosa. Os sintomas da exaustão pelo calor incluem transpiração intensa, palidez, cãibras musculares, cansaço, fraqueza, tonturas e náuseas ou vômitos. Para prevenir esses males e aproveitar o verão ao máximo, invista nas dicas que preparamos para você:

 1. Beba muito líquido para prevenir a desidratação. Muitas vezes, quando você sente sede já é sinal de que seu corpo está desidratado e necessitando de reposição de água e sais mineiras essenciais. A desidratação pode estressar o coração e prejudicar a capacidade dos rins para manter o nível correto de fluidos e equilíbrio de seu corpo.

 2. Pratique exercícios físicos ao ar livre em horários de menor intensidade de calor, como o início da manhã e o fim da tarde. Uma dica valiosa é praticar (...)

 3. Use roupas leves e priorize tons claros. Cores escuras absorvem a luz e calor.

 4. Um banho frio pode ser eficiente para reduzir a sua temperatura corporal.

 5. Se você sentir tonturas ou sudorese excessiva é sinal de que precisa diminuir o calor corporal. Uma dica é ingerir uma bebida fresca. Um copo de água com uma colher de chá de vinagre de maçã pode auxiliar a aliviar os sintomas. O vinagre ajuda a repor os sais minerais tão valiosos para uma saúde perfeita.

6. No antigo Egito, China e Extremo Oriente, o suco de melancia e suas sementes eram tradicionalmente oferecidos aos viajantes sedentos como forma de amenizar os sintomas de desidratação típicos do calor de verão. A melancia refresca e purifica o organismo, além de agir como um diurético natural.




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros