Acupunturista.net

 

FITOTERAPIA PARA ANIMAIS: CURE SEU BICHINHO COM PLANTAS MEDICINAIS


Pouca gente sabe, mas a fitoterapia pode fazer muito pela saúde dos animais.

Se o bicho anda agitado, um bom chá de melissa pode deixá-lo calminho, calminho. Digestão difícil? Tente uma infusão de folhas de boldo. Agora, se o caso for um problema respiratório, a menta trará um alívio e tanto.
Assim como a gente, os pets também saem ganhando com as plantas medicinais. Infusões ou mesmo cápsulas, não importa a forma - medicamentos fitoterápicos, 100% naturais, são cada vez mais adotados em clínicas veterinárias para curar desde feridas até dores articulares em animais domésticos.
Se o especialista indicar um chá, você só vai precisar de uma seringa. Já a cápsula pode ser misturada à ração. Vêm das plantas, também, as substâncias usadas em tinturas, óleos e pomadas. "Geralmente o remédio tem boa aceitação", garante a veterinária Regina Motta, de São Paulo. As doses e a duração do tratamento variam de acordo com o tamanho do animal.
Segundo o veterinário Marcos Fernandes, de São Paulo, o baixo custo dos fitoterápicos e a diminuição dos efeitos colaterais são as principais vantagens do tratamento. Os remédios costumam ser encontrados em farmácias especializadas ou de manipulação. "Por serem naturais, os princípios ativos são menos tóxicos e causam menor impacto no organismo", acredita a veterinária Regina.
Mas atenção! A prescrição do veterinário é indispensável. "Os fitoterápicos exigem os mesmos cuidados que as drogas alopáticas", alerta a veterinária Valéria Oliva, de São Paulo. "Se são utilizados da maneira errada, podem apresentar resultados indesejados", completa o professor veterinário Nilson Roberti Benites.

Os mais receitados

- Tintura de calêndula: cicatrizante e anti-séptico de uso tópico
- Tintura de eufrásia: usada como colírio contra conjuntivite
- Chá de camomila: alivia cólicas
- Própolis: para tratar problemas respiratórios ou irritações na pele
- Chá de boldo: infusão contra problemas no fígado
- Passiflora e melissa: contêm substâncias calmantes
- Chá de quebra-pedra: previne a formação de pedras nos rins
- Arnica: pomada de uso local, reduz inchaço e traumatismos
- Copaíba: óleo cicatrizante e antibacteriano
- Menta: infusão usada para inalação
 

 

 

Fonte:  Mercado Pet e Cia




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros