Acupunturista.net

 

COLITE PODE SER TRATADA COM A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, APONTA ESTUDO

Wed, 29 Jan 2014 10:12 hs




A medicina chinesa tem documentado um grande número de sucessos no tratamento da colite ulcerativa com chá de ervas, que podem ser consumidos oralmente como uma bebida funcional


Uma pesquisa publicada no Clinical Journal of Chinese Medicine apontou que a combinação de acupuntura e ervas chinesas pode melhorar e até curar a colite – uma inflamação do intestino que ocasiona diarreia aguda, afetando o intestino grosso e reto. Com o resultado deste estudo, a medicina tradicional chinesa pode colaborar com o tratamento medicamentoso convencional ocidental, que inclui anti-inflamatórios, imunossupressão e até cirurgia para remoção de partes do intestino.

A abordagem utilizada neste estudo, que envolveu 62 pacientes com colite ulcerativa crônica, foi a de combinar um enema de ervas com acupuntura normal. Para um grupo de controle foi dado apenas a sulfassalazina, um medicamento alopático utilizado no tratamento da colite ulcerativa e na doença de Crohn.

Os pesquisadores descobriram duas constatações importantes. Primeiro, a acupuntura combinada com a fitoterapia (terapia pelas plantas medicinais) teve significativamente melhores resultados para o paciente do que o grupo que usou somente medicamentos. Em segundo lugar, a acupuntura combinada com a fitoterapia raramente teve efeitos colaterais, enquanto o grupo de medicamentos experimentaram efeitos adversos do tratamento com a sulfassalazina.

Segundo o Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 30 anos no Rio de Janeiro e coordenador do Programa de pós-graduação em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa, a Medicina Chinesa tem documentado um grande número de sucessos no tratamento da colite ulcerativa com chá de ervas, que podem ser consumidos oralmente como uma bebida funcional.

 “As ações terapêuticas destas fórmulas variam enormemente e um acupunturista licenciado, qualificado e bem treinado em fitoterapia oriental e mesmo ocidental é capaz de determinar a escolha apropriada para a condição específica do paciente, em paralelo ao tratamento de Acupuntura ”, explica Dr. Luna.


Fonte: Acritica.com - http://acritica.uol.com.br/vida/Manaus-Amazonas-Amazonia-medicina-colite-tratamento-medicina_chinesa-Acupuntura-saude-estudo-ervas_medicinais_0_1074492572.html

 

 Esse texto é um oferecimento de Lautz - Materiais p/ Acupuntura e MTC

 

 



Compartilhe:

Textos Relacionados


07/07/2020

Acupuntura é eficaz para amenizar todos os tipos de estresse

17/02/2020
06/02/2020

Acupunturista cria projeto voluntário para ajudar dependentes químicos em SP

19/12/2019

Como a técnica milenar chinesa ajuda celebridades a curar e tratar lesões, doenças e mais

28/11/2019

Livre de substâncias químicas, a técnica também promove relaxamento e bem-estar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros