Acupunturista.net

 

CRIADORES USAM ACUPUNTURA PARA TRATAR BOVINOS E CAVALOS DE RAÇA


Tratamento deixa animais menos estressados, diz especialista. Técnicas de acupuntura são cada vez mais usadas em animais.


Técnicas de acupuntura têm sido cada vez usadas por criadores de gado e cavalos de elite na região noroeste paulista. Quem já recorreu ao método, que tem algumas diferenças do usado em humanos, diz que os resultados aparecem e o tratamento deixa os animais menos estressados.
A novilha da raça de Tabapuã (SP), D'aninha, tem só 1 ano e 2 meses e já é forte e pesada. A vaca tem boa genética e já pesa quase meia tonelada, perfil ideal para participar de exposições.

Mas há alguns meses, o animal está afastado das disputas, pois pequenas verrugas surgiram pelo corpo do animal, que atrapalham na hora do julgamento.

Para resolver o problema, o veterinário Arnaldo Stanato Neto sugeriu a acupuntura, um tratamento alternativo, para a cura. "Ela adquiriu um herpes vírus, um vírus que está no ambiente. Quando o animal tem uma queda de imunidade, ele acaba adquirindo este herpes vírus. Uma das opções é retirar cirurgicamente, outra, que temos tido bastante resultado, é a acupuntura", explica Neto.

Com duas sessões, a dona da novilha, Ana Ártico, diz que ficou contente com o resultado. "As verugas estavam bem grandes antes do tratamento e agora estão retraindo e vamos eliminá-las de vez", comenta Ana.

Técnicas de acupuntura são cada vez mais usadas em animais. Elas são indicadas no tratamento de traumas, dores, melhoraram a imunidade, e também são eficientes para queda de desempenho esportivo. O Conselho Federal de Medicina Veterinária reconheceu a acupuntura animal como mais uma especialidade da profissão. Hoje existem no Brasil cerca de 500 profissionais que atuam na área.

A partir de agora, para conseguir o título de especialista, o veterinário terá o currículo analisado e vai ter que passar por uma prova escrita. "O curso de pós-graduação tem duração de 2 anos e é um curso que precisa estudar muito pois são 360 pontos que podemos localizar no animal. Você tem que saber o porquê de cada ponto, o porquê da aplicação naquele determinado local", explica Neto.

Keyla Polizello, amazona que venceu a prova dos Três Tambores sete vezes em Barretos, aprovou a acupuntura animal. "Lady Pepe", sua companheira de arena, sentiu fortes dores, horas antes de uma prova. A terapia com agulhas deu certo, e hoje a égua já está pronta para correr de novo. "Quando me indicaram fiquei um pouco em dúvida, achei diferente. Mas ela está super bem, sem dores, e pronta para uma competição em breve", comentou Keyla.


Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba - http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/03/criadores-usam-acupuntura-para-tratar-bovinos-e-cavalos-de-raca.html




Compartilhe:

Mais Textos sobre MTC e Acupuntura


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros