Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO DE BRUXISMO, DIZ PESQUISA


A pesquisa publicada na Revista Gaucha de Odontologia estudou o comportamento dos músculos através de eletromiografia em repouso, teste que registra a atividade elétrica associada à contração muscular e que permite observar a conduta dos músculos relacionados ao bruxismo.

 

Mas afinal, o que é bruxismo?

O bruxismo é o hábito de ranger os dentes e pode ser causado por muitos fatores, podendo comprometer de diferentes maneiras o sistema ortognático, ou seja, o sistema responsável pela mastigação, respiração, deglutição e fonação. Problemas nessas funções podem desencadear transtornos nas bases ósseas, arcadas dentárias, músculos mastigadores e na expressão facial, promovendo um desgaste destrutivo dos dentes. Normalmente este hábito ocorre à noite uma vez que, inconscientemente, não conseguimos ter controle das forças utilizadas nesta parafunção durante o sono. O bruxismo pode ser observado em todas as faixas etárias e com prevalência semelhante em ambos os sexos.

Não há uma definição exata de como surge o bruxismo. Algumas causas podem levar a ocorrer ou acentuar o bruxismo, tais como: estresse emocional, estresse físico, disfunção e sobrecarga dos músculos mastigatórios, disfunção na articulação temporomandibular, interferência oclusal, perdas dentárias e patologias das vias aéreas superiores.

 

A pesquisa

“Quinze pacientes identificados como bruxômanos e classificados de acordo com seu grau de severidade através de critérios propostos por Molina em 1999, foram submetidos a exame eletromiográfico inicial, uma única sessão de acupuntura convencional com agulhas e auricular, submetidos a novo exame eletromiográfico imediatamente após e por cinco dias consecutivos subsequentes à acupuntura”, explicam os pesquisadores.

Com o objetivo de verificar se havia diminuição no nível de atividade muscular em repouso nos pacientes submetidos aos testes, a pesquisa procurou observar o comportamento desta atividade muscular por cinco dias após a sessão de acupuntura.

“A análise estatística dos dados foi feita através do Teste de Postos de Wilcoxon e os resultados mostraram que os grupos de músculos Temporais anteriores e Masseteres de 66 por cento a 73 por cento dos pacientes apresentavam significante diminuição de atividade (p<0,05) na mensuração de 60 horas após acupuntura. Além disso, quando analisados individualmente, houve redução para o músculo Temporal anterior direito na mensuração de 60 horas (66 por cento) e 84 horas (80 por cento). Para o músculo Masseteres direito a redução de atividade se deu nas mensurações de 12 horas (60 por cento), 60 horas (73 por cento) e 108 horas (73 por cento) e por último, o músculo Masseter esquerdo apresentou redução de atividade em 60 horas (66 por cento) e 84 horas (60 por cento) e 108 horas(86 por cento)”, detalham os pesquisadores.

Os dados coletados possibilitaram concluir que a acupuntura foi capaz de diminuir a atividade dos músculos mastigatórios dos pacientes. “No entanto, mais estudos são necessários para se afirmar que ela é uma alternativa eficaz para o tratamento do bruxismo”, relata a investigação.

 

Título: Avaliação do uso de acupuntura no tratamento de pacientes com bruxismo
Autores: Dallanora, Leandro José; Faltin, Pedro Paulo; Inoue, Ricardo Tatsuo; Santos, Vânia M. Aranha dos Santos.
Fonte: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/lil-397067




Compartilhe:

Mais Dente, Dor em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros