Acupunturista.net

 

OS EFEITOS DA ACUPUNTURA NA DOENÇA DE PARKINSON


A doença de Parkinson é uma desordem neurodegenerativa progressiva, isso é, uma doença degenerativa do sistema nervoso central de causa desconhecida e que raramente se manifesta antes dos 50 anos, afetando principalmente a população idosa.

Sua principal característica neuropatológica é a lesão dos neurônios dopaminérgicos, que levam a alterações comportamentais (geralmente ansiedade e depressão) e motoras, tais como rigidez muscular, tremor de repouso, hipocinesia (diminuição da mobilidade)e instabilidade postural.

RESUMO: A acupuntura, técnica milenar chinesa, age principalmente sobre o sistema nervoso central, endócrino, e seu efeito pode ser imunoestimulante, imunossupressivo, analgésico e/ou ainda antiinflamatório. Por isso, ela tem sido utilizada como tratamento de numerosas desordens neurodegenerativas e recentemente tem sido demonstrado que a acupuntura possui efeitos neurotróficos e neuroprotetores sobre várias condições patológicas, dentre elas na Doença de Parkinson.

MÉTODOS: Foram submetidos ao método 32 animais, divididos randomicamente em quatro grupos de oito, quais sejam, sham, sham-acupuntura, Doença de Parkinson-sham e Doença de Parkinson-acupuntura e comparados através da verificação de variância (ANOVA) e o teste post-hoc de Newman-Keuls.

Objetivou-se, com este estudo, analisar qual o efeito da Acupuntura sobre parâmetros de comportamento e desempenho motor em modelo animal com Doença de Parkinson induzido quimicamente.

RESULTADOS: Os resultados mostram que os testes de cruzamento no campo aberto e de rotações por minuto no teste de Rota Rod não apontaram deficiências de coordenação motora. Enquanto o grasping test apontou deficiência de força, a qual a acupuntura reverteu.

O item latência, no teste de campo aberto, por sua vez, apontou bradicinesia sem efeito da Acupuntura, já a ocorrência de bolli fecalli no teste de campo aberto demonstrou que a reserpina aumentou a ansiedade e a Acupuntura a reverteu.

Conclui-se, portanto, que a Acupuntura demonstra melhora no desempenho motor e age como ansiolítico em modelo animal de Doença de Parkinson.

AUTOR: Nicoly de Souza Rodrigues

TÍTULO: “Os efeitos da Acupuntura na doença de Parkinson”

FONTE: http://www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/08a/nicoly/TCC.pdf




Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

SINVAL ANDRADE DOS SANTOS

Escola em Destaque

CREAT - CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TERAPIAS

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Gostaria de saber se a acupuntura ou a eletroacupuntura podem tratar problemas de suor excessivo. Problemas de tireoide, já operada, mas como efeito colateral a transpiração muito forte. Maria

» RESPOSTA:

O tratamento da transpiração excessiva, ou hiperidrose, através da acupuntura apresenta excelentes resultados: dentro de uma visão da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), procuramos eliminar a doença, e não apenas aliviar ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros