Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA E O ALÍVIO DA ANSIEDADE PRÉ-OPERATÓRIA


Pesquisa aponta semelhanças entre efeitos da terapia de Acupuntura Auricular e administração de benzodiazepínico para controlar ansiedade de pacientes em estado pré-cirúrgico.

RESUMO: A ansiedade pré-operatória pode estar presente em até 60% dos pacientes. A diminuição no nível da ansiedade é, normalmente, alcançada com esclarecimentos sobre o ato anestésico, através da visita do anestesista, pela leitura de literatura sobre o ato anestésico, por instrução audiovisual e também pela utilização de medicações pré-anestésica como os benzodiazepínicos. Estes reduzem o nível da ansiedade, a agitação e a resposta do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), presentes antes da anestesia e da cirurgia, porém, apresenta algumas desvantagens, tais como boca seca, tontura, náuseas entre outros.

A Acupuntura, hoje uma especialidade médica, é reconhecida como de grande valor nos cuidados da saúde, em busca de melhor qualidade de vida. A Acupuntura Auricular tem se mostrado eficiente na redução do nível da ansiedade, além de ser um procedimento de baixo custo e de fácil manuseio.

O objetivo do trabalho é comparar a eficiência da intervenção com a Acupuntura Auricular, na diminuição da ansiedade, no período pré-operatório, com o efeito do benzodiazepínico.

MÉTODOS: trinta pacientes de ambos os sexos, ASA I e II, submetidos à cirurgia eletiva de pequeno porte, participaram deste estudo prospectivo, aleatorizado e duplamente encoberto.

Os pacientes foram avaliados no dia anterior à cirurgia e alocados de modo aleatório em 3 grupos: A - auriculoterapia ansiolítica, os pacientes receberam Acupuntura Auricular no ponto Shenmen, ponto descrito como relaxante, e placebo; B - Benzodiazepínico, os pacientes receberam Acupuntura Auricular no ponto do estômago, sem efeito ansiolítico descrito, e diazepam 10mg; C - Controle, os pacientes receberam Acupuntura Auricular no ponto do estômago e placebo.

A avaliação da ansiedade foi realizada pela Escala Analógica Visual de Humor, pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado de Spielberg e pela dosagem do cortisol imediatamente anterior à intervenção, os pacientes foram novamente avaliados, em relação ao seu nível de ansiedade e á dosagem do cortisol.

CONCLUSÃO: Os resultados mostram que a diminuição no nível da ansiedade foi semelhante entre os três grupos, as diferenças observadas entre os três grupos não foram estatisticamente significativas, a aplicação da Acupuntura Auricular apresenta efeito ansiolítico semelhante à administração de um benzodiazepínico e a visita pré-anestésica é um procedimento altamente favorável e eficaz na modulação da ansiedade pré-operatória.

AUTOR: Tanaka, Lúcia Akemi

TÍTULO: “Estudo comparativo entre o benzodiazepínico e a acupuntura auricular no alívio da ansiedade no período pré-anestésico”

FONTE:
http://143.107.73.17/F/J5EUL65TJP4P1Y3GSH79GVL29QTGBJVJA15E6R1NJ5RQSY7J51-58703?func=full-set-set&set_number=057271&set_entry=000001&format=999




Compartilhe:

Mais Ansiedade em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros