Acupunturista.net

 

ESTUDO COMPROVA OS EFEITOS DA ACUPUNTURA NO AUMENTO DE PESO DE CRIANÇAS COM ASMA


Algumas doenças crônicas, especialmente a asma brônquica, têm sido implicadas como causa de baixo peso e estatura. Há um retardo evidente do crescimento iniciado por perda de peso, associado ao retardo de crescimento em estatura e de maturação esquelética.

O presente estudo avaliou o efeito da Acupuntura na melhora do peso, estatura e índice de massa corporal de crianças asmáticas.

RESUMO: O estudo constou de observação de 34 crianças, portadoras de asma brônquica, matriculados no grupo de Acupuntura Infantil do Setor de Medicina Chinesa da UNIFESP e na Unidade Básica de Saúde Prof. Dr. Eduardo Reschilian, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo.

MÉTODO: As 34 crianças foram dispostas em dois grupos, constituído por 17 crianças que receberam tratamento por Acupuntura utilizando-se os pontos B-13 (Feishu), P-1 (Zhongfu), B-47 (Zhishi), M-DC-1 (Dingchuan), P-9 (Taiyuan), P-5 (Chize), VC-17 (Shanzong), VC-22 (Tiantu), F-3 (Taichong), R-3 (Taixi), e outras 17 crianças que receberam tratamento com broncodilatadores por vias oral e inalatória, sem corticóides, na Unidade Básica de Saúde.

RESULTADOS: Em relação à variação da estatura e do índice de massa corporal (IMC) dos 34 pacientes, nos exames de pré e pós-tratamento, a análise estatística mostrou que houve diferença significante nos grupos Acupuntura e controle; porém, ao analisar-se a situação de pós-tratamento, observou-se que no grupo Acupuntura foi significativamente maior que no grupo controle.

Em relação ao peso dos 34 pacientes nos exames de pré e pós-tratamento, houve diferença significante nos grupos Acupuntura e controle.

CONCLUSÃO: O tratamento, segundo a metodologia aplicada, comparando-se o grupo Acupuntura e o grupo tratado com broncodilatadores, mostrou haver melhora significante no grupo Acupuntura em relação ao grupo de controle, quanto à estatura e índice de massa corporal, no pós-tratamento.

AUTOR(ES): Carneiro, Elisabete dos Reis; Yamamura, Ysao; Menezes, Aparecida Assunçäo; Novo, Neil Ferreira.

TÍTULO: “Asma brônquica em crianças em relação a peso e estatura”

FONTE: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=254168&indexSearch=ID




Compartilhe:

Mais Asma em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros