Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA COMO ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DE ASMA BRÔNQUICA EM CRIANÇAS


Estudo realizado no Setor de Medicina Chinesa e Acupuntura da UNIFESP aponta a eficácia da Acupuntura no tratamento da asma brônquica. A asma é uma doença cujo principal sintoma é a falta de ar. Esta dificuldade é consequência de um processo inflamatório crônico das vias aéreas, tendo como consequência a liberação de algumas substâncias que causam a contração dos músculos que envolvem os brônquios, causando a dificuldade na respiração.

O estreitamento das vias aéreas, chamado broncoconstrição, é geralmente reversível, porém, em pacientes com asma crônica, a inflamação pode determinar uma obstrução mais grave. Embora os conhecimentos sobre a doença tenham obtido grande avanço nas últimas duas décadas, as causas da asma ainda não foram completamente esclarecidas.

RESUMO: A asma brônquica é uma doença crônica, causada pela obstrução da árvore traqueobrônquica, decorrente de vários estímulos, que ocasionam uma hiperatividade do músculo liso traqueobrônquico, desencadeando a tríade de sintomas clássicos: tosse irritativa, sibilância e dispnéia, podendo evoluir para a insuficiência respiratória e óbito.

MATERIAL: O estudo se baseou na observação de 17 crianças portadoras de asma brônquica matriculadas no Grupo de Acupuntura Infantil do Setor de Medicina Chinesa e Acupuntura da UNIFESP.

MÉTODO: Foram selecionados os seguintes pontos de acupuntura para o tratamento: B-13 (Feishu), P-1 (Zhongfu), B-47 (Zhishi), M-DC-1 (Dingchuan), P-9 (taiyuan), P-5 (Chize), VC-17 (Shanzong), VC-22 (Tiantu), F-3 (Taichong) e R-3 (Taixi).

RESULTADOS: O teste C de Cochran, aplicado aos resultados obtidos com 30 aplicações de Acupuntura, mostrou, em relação aos parâmetros clínicos estudados (batimento de asa de nariz, tiragem intercostal, sibilos, tosse, alergia, expectoração e dispnéia), melhora significante em todos. Essa melhora ocorreu entre a 3ª e a 4ª aplicação de Acupuntura, enquanto a dispnéia melhorou a partir da 9ª aplicação e a alergia, da 21ª aplicação. O teste de McNemar mostrou, também, melhora significante em todos os parâmetros clínicos.

AUTOR(ES): Carneiro, Elisabete dos Reis; Yamamura, Ysao; Menezes, Aparecida Assunçäo; Tabosa, Angela; Novo, Neil Ferreira; Esper, Renilson Silva.

TÍTULO: “Asma brônquica em crianças”

FONTE: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=200103&indexSearch=ID




Compartilhe:

Mais Asma em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros