Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA AUXILIA NO ALÍVIO DA DOR LOMBAR, DIZ ESTUDO


A lombalgia, também conhecida como dor lombar, é uma doença muito comum que, na grande maioria das vezes, está relacionada com problemas mecânicos da coluna vertebral e que pode ser combatida com a ajuda da Acupuntura.

Em estudo publicado na Biblioteca de Ciências da Saúde da UNIPAR, pesquisadores afirmam que a Acupuntura, através do estímulo de certos pontos, tem acesso direto ao sistema nervoso central, podendo ser uma aliada no tratamento da lombalgia.

O objetivo da pesquisa foi efetuar um levantamento de evidências científicas da efetividade da acupuntura como terapia no tratamento desse tipo de dor. Os resultados indicam que há evidências de que o uso da acupuntura apresenta melhoras, em especial no tratamento de lombalgia em estado crônico.

“Como os artigos analisados referem-se a diferentes populações, apresentam variabilidade metodológica e, em alguns casos, detalhamento insuficiente de procedimentos, sugere-se que pesquisas mais aprofundadas, para uma melhor caracterização da efetividade da acupuntura no tratamento da lombalgia, sejam realizadas”, completam os pesquisadores.


Mas afinal, o que causa a lombalgia?

Estimativas apontam que oitenta por cento dos seres humanos sentem esse tipo de dor em algum momento de suas vidas. A maioria das pessoas acometidas pelo mal é capaz de manter suas atividades cotidianas, apesar de cumpri-las com muito desconforto ou dor.

Em sua maioria, as dores lombares estão relacionadas a problemas na função da coluna vertebral. O tratamento principal inclui exercícios e cuidados posturais. Artrose das articulações intervertebrais e desestruturação do disco intervertebral (discopatia degenerativa) são algumas das causas das dores.

A reeducação postural previne, melhora e até mesmo corrige a maioria dos problemas que levam a lombalgia. Representante de afecções do aparelho locomotor, a dor lombar é uma das principais causas de absenteísmo ao trabalho nos países industrializados.

Título: Eficácia da acupuntura no tratamento da lombalgia

Autores: Lorenzetti, Bruno Tetsuo Aizawa; Corrêa, Fábio Takahashi; Fregonesi, Cristina Elena Prado Teles; Masselli, Maria Rita.

Fonte: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/




Compartilhe:

Mais Dor Lombar (crônica) em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros