Acupunturista.net

 

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA PARA AMENIZAR DOR LOMBAR E PÉLVICA RELACIONADAS À GRAVIDEZ


Ensaio clínico publicado na revista da Sociedade Americana de Ginecologia aponta que a Acupuntura Auricular ameniza a dor lombar e pélvica de mulheres grávidas. Segundo afirmam os pesquisadores, esse tipo de dor lombar e na região pélvica (localizada na bacia, entre a barriga e as pernas) é uma das queixas mais frequentes das mulheres durante a gestação.

As principais causas estão ligadas à ação de hormônios que provocam mudanças na mobilidade das articulações e ligamentos, tornando-os mais instáveis e suscetíveis a lesões e dor. Isso ocorre devido à adaptação natural da pelve (quadril) para o momento do parto.

RESUMO DA PESQUISA

INTRODUÇÃO: O objetivo principal deste estudo foi verificar se uma semana de acupuntura auricular contínua poderia reduzir a dor lombar e pélvica associadas à gravidez.

MÉTODOS: Um ensaio clínico controlado randomizado foi realizado em mulheres grávidas com sintomas de dor lombar e dor pélvica posterior. Estas mulheres foram aleatoriamente divididas em um grupo da acupuntura, um grupo de acupuntura sham ou um grupo de controle em lista de espera. Todas as participantes foram acompanhadas por duas semanas.

RESULTADOS: Sete integrantes apresentaram diferenças significativas no grupo da dor (F = 15, P <0,0001) e no índice de pontuação de classificação de deficiência (F = 7; P <0,0001). Os participantes no grupo da acupuntura relataram uma redução significativa da dor e melhora do estado funcional quando comparados com os da acupuntura sham e controle.

CONCLUSÃO: Uma semana de acupuntura auricular contínua diminui a dor e a incapacidade experimentadas por mulheres com dor lombar e dor pélvica posterior relacionadas à gravidez.

TÍTULO: Acupuntura auricular como tratamento para as mulheres grávidas com dor lombar e dor pélvica posterior: um estudo piloto.

AUTOR(ES): Wang SM; Dezinno P; Lin EC; Lin H; Yue JJ; Berman MR; Braveman F; Kain ZN H Autor (es): SM Wang; Dezinno P; Lin CE; Lin; JJ Yue, Sr. Berman; Braveman F; ZN Kain

FONTE: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/mdl-19560110




Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros