Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA PODE AUXILIAR NO TRATAMENTO DE CISTITE CRÔNICA


A cistite intersticial (CI) é uma doença crônica da bexiga urinária. Os sintomas incluem dor pélvica crônica, frequência urinária, urgência e incontinência noturna. Nenhuma modalidade de tratamento proporciona alívio completo para todos os pacientes e recaídas são frequentes após períodos de remissão.

O objetivo do estudo é descrever o uso concomitante de Acupuntura em uma jovem mulher com a doença que tinha sido tratada anteriormente com a maioria das modalidades convencionais disponíveis.

A paciente foi submetida à Acupuntura, incluindo os pontos Shu para o rim e a bexiga que foram estimulados. Chong Mo e meridianos Yin Tai foram alternados, juntamente com Yang Ming. A paciente foi incentivada a adotar modificações no estilo de vida.

O tratamento com acupuntura ajudou a paciente a reduzir o uso de medicamentos e melhorar sua qualidade de vida.

RELATO DO CASO

Uma mulher de 31 anos solicitou acupuntura para dor pélvica crônica, causada por cistite intersticial e complicada por síndrome do intestino irritável. Ambas as condições tinham sido diagnosticadas há cerca de 5 anos. Com dor em toda a bacia, geralmente simétricas e às vezes estendendo-se pelo abdômen quando havia constipação, a paciente tinha seu estado piorado durante a menstruação. A frequência urinária era de 10 vezes por dia, chegando a 3 ou 4 vezes por noite. Ela, que frequentemente fazia uso de laxante e muitas vezes passava de 3 a 4 dias sem evacuar, foi submetida a vários regimes de combate à dor e era acompanhada por um urologista, gastroenterologista, ginecologista, e alergista.

A paciente relata que estava tomando laxante polietileno glicol, além de hidrocodona/acetaminofeno. Aponta ainda uma diminuição da energia, aumento no volume do ventre, insônia, humor deprimido e dor pélvica intensa. Sua história médica inclui rinite alérgica e asma desde a infância.

RESULTADOS

Os resultados do tratamento foram gratificantes e rápidos. Houve melhora no índice de frequência urinária de urgência após quatro dias do início das sessões de Acupuntura. A dor pélvica foi largamente diminuída, permitindo que a paciente pudesse retomar a atividade sexual. A constipação também teve melhoras significativas, mas não foi inteiramente resolvida.

Na quarta semana de tratamento, a paciente relata o uso de tramadol apenas duas vezes por semana, e a hidrocodona/acetaminofeno já não eram necessários.

A paciente relata, ainda, preocupação com o aumento do intervalo entre as consultas de acupuntura. No entanto, apesar de duas infecções do trato respiratório e um ataque de ciática em sete meses, ela diz sentir-se muito melhor. O único efeito adverso da acupuntura relatado foi uma ocasional contusão.

TÍTULO: Estudo de caso de tratamento de cistite intersticial (CI) crônica por Acupuntura

AUTOR: Paula M. Lyons

FONTE: http://www.medicalacupuncture.org/aama_marf/journal/vol14_2/poster1.html




Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros