Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA COMO ALTERNATIVA NO TRATAMENTO DE DISTROFIA SIMPÁTICO-REFLEXA


Pacientes com distrofia simpático-reflexa que receberam Acupuntura tiveram bons resultados, aponta pesquisa publicada no jornal de pediatria do Rio de Janeiro em 2004.

A distrofia simpático-reflexa (DSR) é caracterizada por uma dor intensa e persistente, em um dos braços. A dor é associada à queimação, hiperalgesia ao frio e sinais clínicos de disfunção do sistema nervoso autônomo (cianose, edema, frio e alteração de transpiração local).

Especialistas a denominam como algodistrofia, causalgia, atrofia de Sudeck, síndrome ombro-mão, neuroalgodistrofia, distrofia simpática pós-traumática ou síndrome dolorosa regional complexa tipo um.

Alguns autores apontam que a doença é decorrente de um mecanismo neuronal reflexo após um evento de trauma físico (batida, acidente, etc), que leva à percepção anormal da dor. E justamente, em mais de 60% dos casos há história efetiva de trauma. No entanto, os especialistas apontam causas psicológicas, instabilidade emocional, depressão, mania e insegurança como possíveis causas da doença.

A distrofia simpático-reflexa pode surgir em crianças que apresentam um perfil de perfeccionismo ou empreendedorismo exagerado, podendo ser agravado por fatores estressantes próprios da idade, como divórcios ou morte de familiares, mudanças na escola, etc.

RESUMO: Descrever as características clínicas, laboratoriais e terapêuticas de oito crianças com distrofia simpático-reflexa.

DESCRIÇÃO: Foram analisados retrospectivamente oito casos de distrofia simpático-reflexa. O diagnóstico foi baseado na presença de dor no segmento distal de um membro, edema local, alterações vasomotoras e de sensibilidade.

Dentre os oito pacientes com distrofia simpático-reflexa, dois eram portadores de lúpus eritematoso sistêmico (mais), um de artrite idiopática juvenil e um de trombastenia de Glanzmann. Quatro eram meninas, e a média de idade foi de 11,5 anos.

Os membros inferiores foram acometidos na maioria dos pacientes (7/8), e as características clínicas mais marcantes foram dor, edema e alterações vasomotoras da extremidade afetada (7/8), incapacitação funcional (7/8) e alterações de sensibilidade (3/8). A velocidade de hemossedimentação esteve alterada em três pacientes, e a cintilografia músculo-esquelética em cinco.

Todos os pacientes receberam antiinflamatórios não-hormonais e fisioterapia, com melhora clínica observada em sete pacientes em até 6 meses de tratamento. Três pacientes foram submetidos à Acupuntura, com boa resposta. Um paciente teve curso de difícil controle, tendo recebido antidepressivos tricíclicos e apresentando melhora após mais de um ano de tratamento.

COMENTÁRIOS: A distrofia simpático-reflexa é uma doença que deve ser incluída no diagnóstico diferencial das dores em membros na infância, para que se estabeleça o diagnóstico precocemente, evitando-se, assim, prejuízo funcional a médio e longo prazo.

AUTOR(ES): Lotito, Ana P. N.; Campos, Lúcia M. M. A.; Dias, Marialda H. P.; Silva, Clovis A. A.

TÍTULO: “Distrofia simpático-reflexa”

FONTE: J. Pediatr. (Rio J.) 80(2): 159-162, TAB. 2004 Apr.

 




Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros