Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA AUXILIA NO ALÍVIO DE SINTOMAS INCÔMODOS EM MULHERES GRÁVIDAS, DIZ ESTUDO


Apresentada a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, a tese de doutorado de João Bosco Guerreiro da Silva avalia o resultado do tratamento por Acupuntura em mulheres grávidas.

O objetivo foi analisar a eficácia da Acupuntura para tratar queixas não obstétricas, ou seja, aqueles sintomas que não estão relacionados diretamente à gestação, tais como dores lombares e pélvicas, transtornos emocionais, cefaléia, refluxo, insônia, náuseas e vômitos, distúrbios digestivos baixos e alergia respiratória.

O estudo foi efetuado com “cem gestantes entre 15 e 39 anos, entre 15 e 30 semanas de gestação, divididas aleatoriamente em dois grupos. Cinqüenta delas tratadas convencionalmente por seus obstetras na Santa Casa de São José do Rio Preto (grupo controle) e outras cinqüenta que além de tratamento semelhante ao grupo controle, receberam acupuntura por oito semanas (grupo caso)”, relata a pesquisa.

RESUMO: O objetivo principal do estudo foi avaliar o sintoma principal, ou seja, a dor. Para tanto, o pesquisador utilizou a Escala de Avaliação Numérica (EAV) de zero a dez como parâmetro de análise. O estudo também observou a resposta da Acupuntura na melhoria do desempenho de atividades físicas, fisiológicas e mentais. Os pacientes foram tratados pela Acupuntura Tradicional, na qual foram utilizados pontos pré-selecionados para cada queixa. Para análise estatística foi utilizado os testes t para variáveis paramétricas e Kruskal-Wallis e Mood para aquelas variáveis não paramétricas.

Mudanças percentuais nos valores de EAV foram analisadas pelo teste de Fisher e o teste de medidas repetidas (ANOVA) foi utilizado, quando necessário, para avaliar os efeitos de tempo, grupo e interação tempo-grupo. Um valor p<0,05 foi considerado estatisticamente significante.

RESULTADOS: Vinte e uma gestantes não terminaram o estudo e os dados dizem respeito a 39 mulheres no grupo caso e 40 no grupo controle.

AUTOR: Silva, João Bosco Guerreiro da

TÍTULO: “Benefícios da Acupuntura nas principais queixas não obstétricas da gravidez: um estudo prospectivo, controlado, quasi-randomizado”.




Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros