Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA E SHIATSU AUXILIAM PACIENTES COM PROBLEMAS NO NERVO CIÁTICO


As pessoas que sofrem de síndrome do piriforme, irritação do nervo ciático que pode causar dor crônica, podem contar com tratamentos alternativos como a Acupuntura e o Shiatsu para amenizar o problema. É o que afirma um estudo publicado na revista “Arquivos de Ciências da Saúde”. Segundo a pesquisa, a associação de técnicas de Acupuntura e Shiatsu é extremamente eficaz no tratamento do ciático, auxiliando na diminuição da dor e no aumento da flexibilidade e da função muscular.

A síndrome piriforme afeta mais frequentemente a população masculina, numa proporção de seis homens para uma mulher. Ela pode ocorrer como conseqüência de compressão do nervo ciático pela tensão do músculo piriforme, que ocasiona a irritação e inflamação do nervo.

O sintoma mais comuns do paciente com a síndrome é uma dor profunda e localizada na superfície posterior do quadril. Também há queixas de dormência e formigamento em direção à perna, além de lombalgia indicando o comprometimento do ciático.

O tratamento convencional, caso o nervo esteja muito irritado ou inflamado, pode englobar compressas de calor superficial, iontoforese (introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxílio da corrente elétrica), laser, repouso e analgésico, além da fisioterapia.

 

RESUMO: A síndrome do piriforme é caracterizada por uma condição na qual o músculo piriforme contribui para a compressão ou irritação do nervo isquiático. A maior causa de lesões nos músculos da pelve e coxas são decorrentes de traumas por uso excessivo e podem ser observados com freqüência na corrida. O objetivo deste estudo foi propor um tratamento associando as duas técnicas, a massagem e a Acupuntura, em corredores com síndrome do piriforme.

MÉTODOS: Foram tratados nove corredores, de ambos os sexos, com média de idade de 44,5 anos, que apresentavam dores nas regiões lombar e glútea e/ou coxa; utilizando-se para avaliação os testes clínicos; escala analógica de dor e testes de flexibilidade. O tratamento consistiu em massagem (Shiatsu) e Acupuntura.

O tratamento foi realizado pelo mesmo profissional em todas as intervenções. Iniciou-se com a massagem (Shiatsu), a fim de liberar os pontos de tensão em toda a região glútea e coxa do lado acometido, utilizando a palma das mãos, o cotovelo e o polegar para pressionar os pontos. Em seguida foi realizada Acupuntura: a agulha foi aplicada em seus devidos pontos, profundamente e estimulada pela terapeuta de forma circular, no sentido horário e anti-horário e movimentos de sobe-e-desce em: origem e inserção do músculo piriforme (face pélvica do sacro e trocanter maior do fêmur); origem do glúteo médio (face lateral do osso ilíaco); limite superior do glúteo mínimo; limite superior do glúteo máximo; origem dos músculos isquiotibiais (tuberosidade isquiática); diáfise do músculo bíceps femoral e do músculo semitendinoso.

Após isto, o tratamento foi finalizado com a massagem novamente na região glútea e coxa do lado acometido. Foram realizadas no máximo cinco sessões para o alívio dos sintomas. Houve intervalo entre as sessões, de quatro a 10 dias, as quais foram definidas de acordo com a melhora do paciente e conforme o dia dos treinos (intensidade ou distâncias) para que não interferisse diretamente no tratamento. Sendo assim, foi recomendado que no dia seguinte à sessão o paciente descansasse ou treinasse mais leve e em curta distância.

Ao finalizar o tratamento, na última sessão, foi aplicado um questionário com relação ao estado do paciente pós-tratamento, e foram repetidos novamente os testes especiais e funcionais.

RESULTADOS: Houve melhora significativa da dor (p = 0,007) e da flexibilidade (p = 0,018).

CONCLUSÃO: As duas técnicas associadas proporcionaram aos corredores melhora da dor e flexibilidade restabelecendo a função muscular.

AUTOR(ES): Brum, Kazumi N; Alonso, Angélica C; Brech, Guilherme C.

TÍTULO: “Tratamento de massagem e acupuntura em corredores recreacionais com síndrome do piriforme”

FONTE: Arq. ciênc. saúde;16(2):62-66, abr.-jun. 2009. tab.
http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/




Compartilhe:

Mais Dor Lombar (crônica) em Casos e Tratamentos


Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros