Acupunturista.net

 

ACUPUNTURA & BRUXISMO


Bruxismo é o range dos dentes, que afeta pelo menos 15% da população mundial. Entretanto, a maioria não sabe. É raro alguém perceber que range os dentes durante o sono sozinho, logicamente, porque está dormindo. Quem sofre deste tipo de tensão provavelmente é diagnosticado pelo dentista, pois acarreta desde desgastes nos dentes até fortes dores de cabeça. Em alguns casos, um parceiro também pode detectar o ranger e alertar a pessoa.

Quem tem bruxismo apresenta dentes gastos, musculatura da boca dolorida, intensas dores de cabeça, pescoço, costas e ombros tensos. Além disto, pode apresentar queixas como ouvir zumbidos; dores perto do ouvido; dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca; estalos na região do ouvido, quando força a abertura da boca; levando a um quadro conhecido como movimentos parafuncionais, ou simplesmente bruxismo.

Periodontistas entendem que é causado por fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, ingestão excessiva de álcool, uso de anfetaminas, fatores genéticos ou distúrbios do sono. Nestes casos, o termômetro das emoções encontra-se na boca!

Há tratamento. Na maioria dos casos, consiste no uso de uma placa de resina, feita por um ortodontista especialmente para o paciente. A placa evita o desgaste dos dentes e, em alguns casos, pode até corrigir o posicionamento dentário e aliviar o ranger. Toda vez que o paciente deixar de usar o aparelho, no entanto, o problema volta.

Como o bruxismo está incluído entre os distúrbios do sono é recomendável que o tratamento incluía a restauração do padrão fisiológico do sono, e normalização da atividade dos músculos da mastigação.

Assim, como vimos, é importante também intervir na origem. A boa notícia é que o shiatsu e acupuntura tratam a causa!

Shiatsu e Acupuntura são técnicas complementares de assistência à saúde, que possibilitam colocar o organismo em equilíbrio, valendo-se dos canais de energia que passam pelo corpo. Eliminam dores, equilibram a respiração, relaxam, acalmam, promovem a circulação e ativam o sistema imunológico. O shiatsu utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, agindo sobre os pontos trabalhados também na acupuntura, liberando as áreas de tensão muscular e melhorando a função dos órgãos internos. Shiatsu e Acupuntura aliviam o estresse porque promovem re-equilíbrio energético de todos os sistemas orgânicos, incluindo os responsáveis pelas emoções.

Para tratar o bruxismo primeiramente é necessário realizar a avaliação diagnóstica. Muito freqüentemente os canais do estômago, baço-pâncreas, fígado e intestino delgado estão em desarmonia. O foco principal está em dois órgãos: o fígado, relacionado às tensões, e a vesícula biliar, representando os tendões atingidos pela ATM (articulação temporomandibular). Ao pressionar pontos específicos o organismo libera em maior quantidade a serotonina, aliviando as dores causadas pela disfunção. A região de fluxo energético situada logo atrás da orelha é massageada da mesma maneira, eliminando assim a dor no pescoço. Por último, é trabalhada a região lateral do rosto, bem como a próxima ao nariz.

O Shiatsu e Acupuntura são tradicionalmente feitos de roupa, por isso aconselho ao paciente vir com uma roupa que ele próprio se sinta confortável, o ideal é uma camiseta e uma calça de agasalho.

- Acupuntura e Bruxismo

 

Fonte: Blog Medicina Oriental - http://agulhinhasdobem.blogspot.com.br/2013/03/acupuntura-bruxismo.html

Dra. Adamiane Moraes Schwaickardt

http://www.acupunturista.net/professional/1608/adamiane-m-schwaickardt/




Compartilhe:

Estudos de Casos e Tratamentos


Centro de Informações

Terapia com Ervas

Apesar do termo chinês ser traduzido em geral como fitoterapia ou medicina herbal, esta forma de tratamento também se utiliza de ingredientes de origem animal ou mineral. Clique e confira muitas informações sobre a fitoterapia oriental.

Manipulação corporal

Desde os primórdios da humanidade técnicas de manipulação corporal e massagens tem sido empregadas para alivio da dor entre outros tratamentos. Shiatsu, do-in, Tuiná, Quiroapraxia, etc...Essas são algumas técnicas abordadas nessa sessão. Clique e descubra!

Eletroacupuntura

Utilizando técnicas milenares como a acupuntura e misturando conceitos ultra modernos e de alta tecnologia, criou-se a Eletroacupuntura.Ela emprega estímulos elétricos reduzidos no pontos e meridianos da Medicina Chinesa e tem demonstrado alta eficácia nos tratamento das mais variadas doenças. Conheça mais sobre o assunto.

Pergunte ao Acupunturista

Nessa sessão você poderá encontrar diversas perguntas enviadas por usuário leigos e respondidas por profissionais acupunturistas. Aproveite e tire suas dúvidas também!


Voltar

Área do Acupunturista

Encontre um profissional



Acupunturista em Destaque

ALEXANDRE ANTONIO GAMEIRO

Escola em Destaque

HUMANIVERSIDADE ESCOLA DE ILUMINAÇÃO E FORMAÇÃO TERAPÊUTICA

Pergunte ao Acupunturista

Dr Tang

» PERGUNTA:

Bom dia, eu estou apresentando alguns picos de ansiedade intensa, as quais várias vezes iniciam uma crise. Gostaria de saber se a acupuntura seria eficaz no meu caso.

» RESPOSTA:

Olá Bruno A ansiedade pode estar associado a desequilíbrios variados ,na visão oriental baseado na energia dos meridianos por onde flui o QI energia vital, como exemplo posso citar a ... Ler resposta completa »

Clique e faça sua pergunta!

Nossos Parceiros